Poluição na Pele


Dermatologista da Conceptmed participou do Congresso Mundial de Dermatologia e conferiu as principais palestras relacionadas à especialidade
 

A nossa dermatologista, Dra. Ana Paula Manzoni, esteve recentemente em Milão no maior congresso de dermatologia do mundo. Entre as palestras que a médica acompanhou, uma chamou bastante atenção do público pelas repercussões e consequências relacionadas à pele.
 

O professor Qiang Ju de Shanghai palestrou sobre a poluição ambiental decorrente da contaminação do ar, das águas e comidas e suas repercussões cientificamente relacionadas a alterações de várias estruturas da pele. Algumas das manifestações mais comuns são as alergias, o envelhecimento precoce, a acne e doenças dos cabelos. Entre os principais agentes etiológicos estão os hidrocarbonetos poli-halogenados, alcatrão de hulha, gasolina.
 

O caso mais famoso e amplamente divulgado mundialmente é do ex-candidato a presidência da Ucrânia, Viktor Yushchenko, que expôs  as repercussões que sofreu pela contaminação de dioxina. 
 

O mais importante é que o conhecimento da gênese e repercussões destas contaminações, alavancam estudos sobre medidas preventivas e terapêuticas. Segundo Ana Paula, a partir destes resultados já estamos com uma boa base de ações para serem tomadas, entre eles estão a higienização adequada da pele e ingestão de substâncias como o resveratrol. 

 

 

Figuras referência 1 A (pré-intoxicação); B (durante); C (após 3 anos de tratamento). Na pele observa-se claramente a presença de cistos, acne, hiperpigmentação e cicatrizes. 

 












fale conosco

cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry